No momento você está vendo Carlos Correia Santos lança atendimento psicanalítico online especializado para pessoas com deficiências ou atipias

Carlos Correia Santos lança atendimento psicanalítico online especializado para pessoas com deficiências ou atipias

Programa APEI oferta sessões a valor social para pacientes surdos, cegos, com TEA, com TDAH ou outras necessidades inclusivas específicas

O atendimento psicanalítico para pessoas com deficiência e/ou atipias precisa ser feito com adaptações inclusivas atualizadas. Quando esse atendimento é online ainda maiores são as exigências adaptativas. Foi pensando em tudo isso que o terapeuta multidimensional Carlos Correia Santos lançou o programa APEI: Atendimento Psicanalítico Especializado Inclusivo. Correia é psicanalista, psicopedagogo, musicoterapeuta e socorrista em saúde mental, especialista na mediação da pessoa com deficiência, especialista em Autismo e com diversas capacitações em atipias.

A iniciativa de Correia oferta, através da internet (para interessados de qualquer lugar), sessões psicanalíticas com adaptações específicas para pessoas surdas, cegas, com TEA, TDAH, entre outras deficiências e/ou atipias. Por enquanto, porém, o atendimento é exclusivo para jovens a partir dos 16 anos e adultos de qualquer idade que não precisem de suporte total (autistas nível 01 ou 02, pessoas surdas que consigam usar Whatsapp, pessoas cegas não surdas, etc).

O atendimento do programa APEI tem valor social. Cada sessão custa R$ 45,00. Aqui, vale ressaltar que a divulgação de valores não fere códigos de ética. Apenas o código de ética da psicologia solicita essa não divulgação. Como o atendimento de Carlos é de viés psicanalítico, nenhum princípio ético está sendo contrariado. Muito pelo contrário. O próprio Freud, pai da Psicanálise, em artigo fundante de 1013, preconiza que o psicanalista enfatize o valor da sessão, como forma de despertar o que se chama de investimento libidinal. O paciente deve se sentir investindo em sua tratativa. Mesmo que o valor seja simbólico.

Banner de divulgação do programa, postado no Instagram de Carlos Correia Santos (link ao final da matéria)

EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS

Carlos Correia Santos se orgulha de vir fazendo do diferencial inclusivo uma marca basilar para sua atuação terapêutica. “Há alguns anos, já tenho atendido psicanaliticamente pessoas que estão no Espectro Autista. Isso muito me honra. Mas também me provoca reflexões. A essa altura dos tempos, não era para ainda ser um dos únicos profissionais do meu segmento capaz de ofertar atendimentos especializados inclusivos. Isso já devia ser regra, exigência, padrão”.

O terapeuta admite que existem desafios adaptativos. Mas o compromisso com a clínica contemporânea deve superar todos esses desafios. “Tenho feito sessões de Psicanálise com pessoas cegas, surdas, com Deficiência Intelectual. E, em todos esses casos, basta coisas básicas: disposição terapêutica e respeito humano. É somente sobre isso, no final das contas”.

CURRÍCULO

Carlos Correia Santos é Psicanalista Clínico, formado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Maranhão e associado do Conselho Brasileiro de Psicanálise Clínica  (SBPMA 00278/2022 | CBPC 2022-223), Psicopedagogo (ABPP/PA 2020006), associado ao Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP 22003960),  Musicoterapeuta (CPMT-PA 036/19) e Psicomaternista, com capacitação em Psicoterapia e Desenvolvimento de Bebês (CEDEP-MG). Pós-graduado em Psicanálise Clínica (Faculdade de Tecnologia de Curitiba / FATEC-PR). Com aperfeiçoamento em Psicodrama (Pensar Cursos). Socorrista em Saúde Mental (Mental Heath First Aid) formado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Treinado em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University (EUA), em Urgência Psiquiátrica pela WR Educacional e em Emergência Psiquiátrica pela Malone Educação (SP). Acompanhante Terapêutico (A.T.) capacitado pelo Instituto Singular de Mayra Gaiato com aperfeiçoamento pela ArtMed.

É ainda especialista em Inclusão da Pessoa com Deficiência, especialista em Autismo, especialista em Saúde Mental, especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento, especialista em Neuropsicologia, especialista em Psicanálise dos Contos de Fada e especialista em Educação Musical e Ensino de Artes. Com capacitação e Aperfeiçoamento em Neuropsicopedagogia, em Neuroeducação, em Psicologia da Educação, em Síndrome de Williams (Avaliação e Intervenção), Aprofundamento Teórico e Prático na mediação do Autismo em Adultos, Saúde Mental da Criança e do Adolescente, Arteterapia, Ludoterapia, Ludodiagnóstico, Reabilitação Cognitiva, Consciência Fonológica, Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Neurocientífica, Ergonomia Cognitiva, Linguagem Corporal, Transtorno Opositor Desafiador (Avaliação e Intervenção), TDAH (Avaliação e Intervenção) e Psicomotricidade para Crianças com Síndrome de Down. Com extensão em Psicanálise Infantil.

Assista no canal de Carlos no Youtube vídeos sobre Psicanálise e Inclusão: https://www.youtube.com/playlist?list=PLcujWuorQoomlCYL6jkYsT6qWc1X6s7cW

Veja a postagem sobre o programa no Instagram de Carlos: https://www.instagram.com/p/CwGmpJevcP4/

Deixe um comentário